Iniciativa beneficia micro e pequenas empresas com redução de custos de até 70%
Em sintonia com a política de proporcionar condições para a certificação de produtos, a ABRAFIPA desenvolve um novo trabalho em conjunto com o SEBRAE e INMETRO divulgando para associados e não-associados o Bônus Certificação, programa especialmente voltado para as micro e pequenas empresas, onde o impacto econômico das certificações é maior.
Através do Bônus Certificação é possível subsidiar os custos de certificações em até 70% para as pequenas e micro empresas, classificadas pelo faturamento anual de até R$2.133.122,00. Para usufruir do bônus, devem ser formados grupos do mesmo segmento e que estejam localizados na mesma região, chamados “Arranjos Produtivos Locais - APLs ”.
A intenção da ABRAFIPA é atuar como agente facilitador da formação dos grupos para as certificações voluntárias dos aparelhos por pressão (já existente) e gravidade (em fase de conclusão), bem como a certificação compulsória dos aparelhos elétricos, em vigor desde o segundo semestre de 2004.
Para promover a iniciativa, a ABRAFIPA organizou palestra para associados e não-associados, em junho, com a presença de Zulmar Teixeira, Assessor da Diretoria da Qualidade - INMETRO-DQUAL, e Dino Lameira, Técnico da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade -INMETRO-DIPAC, que apresentaram e responderam dúvidas sobre o Bônus Certificação e a certificação de produtos.
Resultados
Além da palestra, a ABRAFIPA enviou comunicados para as empresas do setor, publicados também no site www.abrafipa.org.br. Como resultado, mais de dez empresas já manifestaram interesse em participar do programa.
“Com a promoção do Bônus Certificação, a ABRAFIPA reafirma o compromisso de facilitar a certificação de produtos para as pequenas e micro empresas, beneficiando a indústria e o consumidor com a melhoria global da qualidade”, diz Hélio Cavicchio, diretor da ABRAFIPA.