Em 22 de março, a comemoração do Dia Mundial da Água 2005 dará início ao Decênio Internacional para Ações com o tema “Água, Fonte da Vida”, que também será utilizado em 2005.
A proclamação de 2005-2015 como a Década da Água foi realizada pela Assembléia Geral das Nações Unidas na resolução A/RES/58/217, que pode ser obtida em formato PDF no endereço http://www.unesco.org/water/water_celebrations/decadewater_for_life_es.pdf.
A entidade da ONU responsável pela coordenação das atividades de 2005 é o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (UN DESA) – Divisão Desenvolvimento Sustentável.
Contatos pelo link http://www.un.org/esa/sustdev/index.html.
História e Estatísticas
A idéia de criar o Dia Mundial da Água nasceu no Brasil,mais precisamente no Rio de Janeiro,durante a ECO 92. Foi celebrado pela primeira vez em 1993 e, dez anos mais tarde, 2003 foi coroado Ano Internacional da Água Doce , com o tema “Água Para o Futuro”.
O assunto foi o foco central das discussões do Fórum Mundial em Kioto, realizado em março de 2003 no Japão, com representantes de mais de 160 países. A água já vem sendo tratada como o “petróleo do futuro” pela importância no desenvolvimento global, motivando, inclusive, disputas internacionais.
O Fórum de Kioto mostrou que mais de 1,2 bilhão de pessoas já não têm acesso à água potável e que deve faltar água para um terço da população mundial em 2025, principalmente nas regiões mais pobres e populosas da África e Ásia, atingindo também o norte e sul da Europa, América do Sul e região oeste dos Estados Unidos, conforme pesquisa do Instituto Internacional de Gerenciamento de Água, divulgada pela ONU.
No Dia Mundial da Água, os países de todo o mundo são conclamados pela ONU a realizar atividades que divulguem a necessidade da conservação e aprimoramento das formas de obtenção e distribuição da água potável, bem como implementar as ações formalizadas na Agenda 21, plano de ação que visa preservar o meio ambiente e recursos naturais, reconhecido por mais de 178 governos durante a Eco 92.