Conheça a seguir as principais entidades e laboratórios autorizados a realizar o processo de certificação e testes de aparelhos por pressão/gravidade, segundo as exigências do Inmetro para aparelhos não-elétricos.
Na próxima edição abordaremos a certificação de aparelhos elétricos.
O IFBQ - Instituto Falcão Bauer da Qualidade atua no mercado de certificação desde julho de 1992. “Gerenciamos todas as etapas do processo e estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas e orientar as empresas sobre a certificação, instruindo quanto à documentação necessária, preenchimento de formulários etc”, diz Paulo Facchini, do Departamento de Certificação.
O IFBQ utiliza dois laboratórios para os testes requeridos na certificação, o Laboratório Falcão Bauer para os ensaios de pressão hidrostática, fadiga, verificação de redução de cloro livre, verificação do controle de nível microbiológico e verificação de extraíveis; e o CCDM/UFSCAR para a verificação de retenção de partículas.
O IFBQ está em processo de acreditação junto ao Inmetro para a certificação de equipamentos com sistema elétrico incorporado.
“Entre nossos diferenciais, participamos ativamente da implantação da certificação voluntária em 2004, e possuímos equipe técnica altamente qualificada e preparada para prestar um pronto atendimento aos nossos clientes, sendo reconhecidos como um dos organismos pioneiros na certificação de produtos no País”, conclui Facchini.
Departamento de Certificação
Paulo Facchini – pfacchini@ifbauer.org.br
Nalva Ferreira – rferreira@ifbauer.org.br
Tel.: (11) 3611-1729 - site: www.ifbq.org.br
O Bureau Veritas Certification, antigo BVQI, é a maior certificadora do mercado brasileiro. Fundado no Reino Unido em 1987, está no Brasil desde 1990, atuando em certificações de Sistema de Gestão e Produtos. Com mais de 4.000 clientes e 5.000 certificados emitidos no Brasil, possui oito escritórios regionais de Norte a Sul e mais de 350 colaboradores. Integra o Grupo Bureau Veritas, criado em 1828 e presente em mais de 140 países, com faturamento anual de aproximadamente 2 bilhões de euros.
O Bureau Veritas utiliza três laboratórios nos ensaios da certificação: Falcão Bauer, MHC e, no caso da verificação de retenção de partículas, o CCDM/UFSCAR.
“Na certificação ou migração para o novo selo, conduzimos todas as etapas como análise documental, auditoria de avaliação de fábrica, coleta de amostras, avaliação de laboratórios de ensaios e acompanhamento de ensaios (quando necessário), análise dos relatórios de ensaios, revisão técnica, auditorias e ensaios de acompanhamento”, explica Walter Laudísio, Diretor de Certificação de Produtos. “Se o fabricante atender todos os requisitos exigidos pelas normas, o tempo médio para conclusão do processo é de 40 dias”.
Walter Laudísio
Diretor de Certificação de Produtos
Tel.: (11) 5070-9089 - Fax: (11) 5070-9810
e-mail: walter.laudisio@bureauveritas.com
site: www.certification.bureauveritas.com.br
Laboratórios
Antes de contatar um OCP, o fabricante pode procurar um laboratório de sua preferência para realizar testes visando verificar o desempenho de seus produtos em relação aos requisitos das normas de qualidade. Apesar dos ensaios não terem validade para o processo de certificação, o procedimento evita gastos desnecessários e implica em prazos menores na obtenção do selo de conformidade.
A L. A. Falcão Bauer foi fundada em 1953 para análise de materiais na construção civil. Hoje possui 15 laboratórios especializados em áreas como bens de consumo, combustíveis, metrologia e solo, além de prestar consultoria em qualidade e meio ambiente, com filiais em Bauru, Campinas, São José dos Campos, Santos e Rio de Janeiro. Uma nova unidade em Macaé irá atender a Petrobrás.
Desde 2001, participou da elaboração das normas para aparelhos por pressão e gravidade. Realiza os ensaios de verificação da eficiência de redução do cloro livre, eficiência bacteriológica, controle do nível microbiológico, determinação de extraíveis, além de pressão hidrostática e fadiga (exclusivos aos aparelhos por pressão), analisando também as informações contidas na embalagem e no Manual de Uso dos aparelhos. Dispõe de bancadas especiais e equipamentos como absorção atômica, espectrofotômetro de plasma, pHmetros etc.
“Preparamos as amostras em critérios rigorosos de controle de qualidade, como acesso restrito à área, sistema de esterilização, fluxo laminar e descon-taminação das salas e dos equipamentos”, explica Fabiana Pereira, Encarregada do Laboratório.
Angela Machado
Coord.Produção: amachado@falcaobauer.com.br
Tel.: (11) 3611-0833 - ramal 269
Fabiana Pereira
Enc. Laboratório: filtros@falcaobauer.com.br
Tel.: (11) 3611-0833 - ramais 287 ou 272
site: www.falcaobauer.com.br
Criada em 1999, a MHC possui infra-estrutura completa para desen-volvimento de produtos, análises físico-químicas, avaliação de desempenho de filtros e purificadores de água. Atua também na avaliação de máquinas de lavar roupas para o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.
O laboratório foi considerado apto a executar os ensaios das normas NBR 14908 e NBR 15176 após auditoria da Bureau Veritas Certification. Possui equipamentos como colorímetro, turbidímetro, condu-tivímetro, pHmetro, estufas de cultura e esterilização, controladores de pressão, vazão etc. Realiza os testes de verificação da eficiência de redução do cloro livre, eficiência bacteriológica, controle do nível microbiológico, determinação de extraíveis, além de pressão hidrostática e fadiga (exclusivos aos aparelhos por pressão).
“Nossa equipe técnica é qualificada e está disponível para atendimento aos fabricantes, esclarecendo as dúvidas sobre ensaios e o processo de certificação”, esclarece Maria Margarida Andrade, Sócia-Diretora. “A MHC tem por diferencial o atendimento personalizado com a garantia da qualidade dos serviços prestados, equipe capacitada, comprometimento com prazos e a melhoria contínua de processos”.
Lab. de Ensaios de Filtros e Purificadores de Água
michele@consumertrends.com.br
cecilia@consumertrends.com.br
Tel.:(11) 4702-9262-www.consumertrends.com.br
O CCDM - Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais - faz parte do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (SP). Desde 1995, é uma entidade sem fins lucrativos, com estrutura voltada para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, além de prestação de serviços na área de ciência e engenharia de materiais.
Atua nos mercados aeronáutico, automobilístico, bioenergia, construção civil, fundição, implantes ortopédicos, mineração, papel & celulose, petroquímico, químico, saúde e siderurgia.
O CCDM participou desde o início da elaboração das normas de qualidade para o setor de filtros, purificadores e bebedouros, inclusive com especialista na área de cerâmica. Realiza o ensaio para verificação da eficiência de retenção de partículas para aparelhos por pressão e gravidade, dispondo de bancada com vazão de até 1000 L/h e determinador de partículas com sensor de 0,5 a 80 micra.
“O compromisso com a satisfação dos clientes está fundamentado no Sistema de Gestão da Qualidade do CCDM, que atende os requisitos da norma NBR ISO 9001, certificado pela ABNT e a norma NBR ISO/IEC 17025”, afirma Mauro Idri.
Mauro Idri – mauro@ccdm.ufscar.br
Tel.: (16) 3351-8826/8811
site: www.ccdm.ufscar.br