Motivadas pela divulgação na imprensa em agosto de 1998 dos resultados do Programa de Análise de Produtos do INMETRO para filtros e purificadores de água, as principais empresas do setor se reuniram no início de 1999 para criar um padrão específico de classificação de produtos.

Após um ano de trabalho, o estudo para elaboração da norma de qualidade foi apresentado ao INMETRO e encaminhado para a ABNT, dando início aos trabalhos da ABNT/CEET-00:001:32 em 2000.

A necessidade de organização do setor evoluiu para a criação de uma associação por idéia incentivada pelo engenheiro Gustavo Kuster, do INMETRO. Durante um ano e meio, as empresas do setor se reuniram na sede do Grupo Europa, na Rua Bela Cintra em São Paulo (SP), movimento que resultou na fundação da ABRAFIPA em 11 de dezembro de 2000, já com representantes de 29 empresas.

Em 4 de setembro de 2001, a sede oficial da entidade foi estabelecida no endereço atual na Avenida Paulista.

Com maior representatividade, a ABRAFIPA concluiu em novembro de 2002 a norma para aparelhos não-elétricos por pressão, denominada NBR 14.908:2002, trabalho coordenado pelo engenheiro Plínio Tomaz, também incentivador da entidade.

No mesmo ano incluiu o segmento de bebedouros em sua nomenclatura, sendo registrada como ABRAFIPA - Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água.

A primeira diretoria teve como presidente Luiz Carlos Surnin Vieira, secretariado por Hélio Cavicchio e com Roseli dos Santos Ferraz Veras como tesoureira. As principais incumbências foram criar o Estatuto Social e a regularização formal da entidade.

Conforme eleição realizada em 4 de agosto de 2005, com vigência de dois anos, a ABRAFIPA é presidida atualmente por Moacyr J.Domingues, com Dácio Múcio de Souza na função de vice-presidente; Helio Cavicchio, secretário; e Antônio Carlos Camargo, tesoureiro. O Conselho Fiscal é formado por Paul Gaston Cleveland, Guilherme Antonio Muller e Gilberto Cusato, sendo suplentes Manoel Ferreira dos Santos Neto, José Pierin Filho, Liberto Sanz Anguita e Giancarlo Pallini.

Completam o quadro administrativo os seguintes departamentos: Econômico – Guilherme Muller, Moacyr J. Domingues e Antônio Carlos Camargo; Técnico - Paul Cleveland e Gilberto Cusato; Comunicação – Dácio Múcio de Souza, Liberto Sanz Anguita e Marco Antônio Simon; Promoção Social - José Pierin Filho, Aureli Cardoso Filho e Hélio Yostsui; Jurídico - Hélio Cavicchio e Manoel Ferreira S. Neto; Conselho de Ética - Hélio Cavicchio, Manoel Ferreira S. Neto, Giancarlo Pallini, Liberto Sanz Anguita e Fúlvio Rebouças.

Muito Trabalho

A ABRAFIPA reúne mais de 70 empresas associadas entre as principais do país e realizou ações importantes para o desenvolvimento do setor, a exemplo da elaboração da NBR 14908:2002.

Desde 2002, a ABRAFIPA tem negociado com o INMETRO a prorrogação do Programa de Análise de Produtos, de forma a permitir que as empresas possam adequar seus produtos às condições exigidas pela NBR 14908, articulando também o financiamento de bancadas adaptadas para que os laboratórios tivessem condição de realizar os ensaios e atender o maior número possível de empresas, processo concluído recentemente pela Universidade Federal de São Carlos e Falcão Bauer, laboratórios com os quais a ABRAFIPA estabeleceu convênio para descontos aos associados.

Participou da elaboração do Regulamento de Avaliação da Conformidade - RAC, para aparelhos elétricos, objeto da Portaria INMETRO nº 191/03, certificação de segurança elétrica obrigatória para indústrias e comércios, e auxiliou o Instituto Falcão Bauer da Qualidade - IFBQ na elaboração de um Procedimento Específico para Certificação de Produtos, com base na Norma NBR 14908.

“As ações visam o crescimento global do setor, criando condições para que as empresas possam seguir as normas e agregar valor aos produtos, mantendo o compromisso de qualidade com o consumidor e entidades governamentais”, explica Moacyr Domingues, presidente da ABRAFIPA.

 
Divulgação: Departamento de Comunicação <<home>>
 

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.