Data de divulgação: 21/12/2010

Entrevistado: Juliana Maroto - Gerente Geral


Ecolabor, sinal verde para realização de ensaios
Com a publicação da acreditação em novembro, o laboratório Ecolabor já atua nos ensaios do processo de certificação de produtos para o setor. Confira um pouco da história e realizações da empresa em entrevista concedida por Juliana Maroto, Gerente Geral.
Crédito: ABRAFIPA
Quando foi fundada a Ecolabor?

A Ecolabor foi fundada em abril de 1992. A empresa iniciou suas atividades em uma pequena unidade no bairro da Freguesia do Ó, zona norte da cidade de São Paulo. Em 2001, a Ecolabor mudou-se para um prédio de cerca de 1.000 m2, no bairro da Casa Verde. Atualmente, a empresa foi ampliada para 4.000 m2, quase todos dedicados a instalações laboratoriais. Além disso, há estrutura comercial e de coleta de amostras no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e coleta em Manaus.

Como foi o crescimento da Ecolabor? O laboratório já recebeu prêmios ou distinções de qualidade?

A Ecolabor foi o primeiro laboratório do setor ambiental a certificar-se na ISO 9002, na América Latina, em 1999. Foi um dos pioneiros na habilitação junto à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos de Saúde – REBLAS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para monitoramento de águas de hemodiálise. Atualmente, conta com um dos maiores escopos de acreditação junto ao Inmetro, pela ABNT NBR ISO/IEC 17025, para o mercado laboratorial de meio ambiente, higiene ocupacional e aparelhos para melhoria da qualidade da água.

Quais as áreas de atuação e serviços prestados aos clientes?

A Ecolabor atua nos setores de meio ambiente, saúde e controle de qualidade de produtos, em todo Brasil. Executa monitoramentos ambientais em matrizes como águas, solos, sedimentos e resíduos. Fornece ensaios de potabilidade, balneabilidade, controle de hemodiálise e higiene ocupacional. Realiza ensaios para controle de produtos químicos e aparelhos para melhoria da qualidade da água.

Qual a infra-estrutura atual do laboratório?

A infra-estrutura analítica da Ecolabor está organizada em laboratórios orgânicos, físico-químicos e biológicos. São organizados de modo a evitar a contaminação cruzada entre amostras e otimização dos ensaios.

O Laboratório Orgânico utiliza diferentes equipamentos de cromatografia gasosa e líquida e detectores, entre os quais: cromatógrafos gasosos com detectores FID, ECD e NPD; cromatógrafos gasosos com detectores de massa; cromatógrafos com massa e purge & trap; e cromatógrafos líquidos. As amostras são preparadas em áreas segregadas para extração de compostos voláteis e semi-voláteis segregados.

Os Laboratórios Inorgânicos atuam em diferentes técnicas: Laboratório Inorgânico I - realiza análises de metais por ICP/ OES e absorção atômica por chama, gerador de hidretos e forno de grafite. A digestão das amostras pode ser realizada por sistema aberto ou por forno de microondas; Laboratório Inorgânico II - ensaios realizados por cromatografia iônica; Laboratório Inorgânico III - Utiliza técnicas de colorimetria, potenciomentria e titulometria; Laboratório Inorgânico IV - Realiza ensaios gravimétricos; Laboratório Inorgânico VI - Adaptado às necessidades da NBR 100004:2005, o laboratório realiza ensaios de resíduos com extratores ZHE. Possui também bomba calorimétrica.

O Laboratório Biológico realiza análises qualitativas e quantitativas. Utiliza as técnicas de contagem em placas, tubos múltiplos, microscopia e reação enzimática. Possui áreas segregadas de preparo de materiais, repicagem e incubação. As análises são realizadas em ambiente controlado com cuidados como uso de fluxo laminar e descontaminação ambiental com UV. É um dos primeiros laboratórios brasileiros a obter a acreditação NBR ISO/IEC 17025 em ensaios de fitoplâncton e cianobactérias.

Quando a Ecolabor iniciou trabalhos na área de melhoria da qualidade da água?

A oferta de ensaios para o mercado começou em março de 2010.

Em qual data a Ecolabor foi oficialmente acreditada para os ensaios referentes as normas NBR 14908:2004 e NBR 15176:2004?

O escopo de acreditação da Ecolabor junto ao Inmetro foi publicado em novembro deste ano.

Quais os ensaios realizados referentes as normas NBR 14908:2004 e NBR 15176:2004?

Realizamos a coleta das amostras e todos os ensaios previstos nas normas do setor, com exceção do ensaio de particulados.

Como a Ecolabor está aparelhada atualmente para os ensaios das normas NBR 14908:2004 e NBR 15176:2004? A Ecolabor possui um setor de recepção e estocagem de amostras específico para aparelhos de melhoria de qualidade da água, bem como um laboratório dedicado ao preparo, coleta e ensaios físicos para as normas do setor. Os ensaios microbiológicos e físico-químicos são realizados em laboratórios próprios, específicos com vasta experiência e tecnologia para monitoramento de qualidade de água.

Quais os diferenciais do laboratório Ecolabor nos serviços prestados tanto para OCPs quanto para os associados da Abrafipa?

O cliente conta com uma empresa apta a realizar todas as etapas do processo de avaliação do produto, do preparo e coleta da amostra a ensaios químicos, microbiológicos e físicos. Isso permite maior agilidade e controle dos ensaios. Facilita a rastreabilidade e o acesso do solicitante às informações pertinentes aos seus serviços. A estrutura de logística da Ecolabor em todo Brasil está disponível para retirada e despacho de amostras.

Como a Ecolabor analisa o setor de aparelhos para melhoria da qualidade da água para consumo humano?

Vislumbramos um mercado em crescimento. Houve um incremento do poder aquisitivo da população, juntamente com maior consciência em relação à importância da qualidade da água de consumo. Além disso, a exigência legal de acreditação de fornecedores de ensaio é o reconhecimento nacional da importância do setor.

Divulgação: ABRAFIPA - Depto. de Comunicação

<<home>>

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.