Data de divulgação: 21/12/10


A Certificação em Vigor

Moacyr J.Domingues
Presidente

O processo inicial de certificação para filtros, purificadores e bebedouros, teve início de forma voluntária em 2004, mesmo ano em que foram publicadas as atuais revisões das normas NBR 14908 (aparelhos por pressão para melhoria da água) e NBR 15176 (aparelhos por gravidade para melhoria da água).

A primeira versão das normas havia surgido em 2002, com publicação pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, após um extenso trabalho realizado em conjunto com o Inmetro, que mobilizou entidades governamentais, Procon, IPEM, laboratórios e fabricantes do setor.

O trabalho foi iniciado antes da existência da Abrafipa e, em 2000, alavancou a criação da nossa entidade, que chega agora em dezembro aos dez anos de existência em defesa do setor.

Desde o início do processo de certificação voluntária, o Inmetro já sinalizava que tornaria a certificação compulsória, uma vez que nossos produtos estão diretamente relacionados à saúde da população. Por isso, a Abrafipa trabalhou arduamente na negociação de prazos junto ao Inmetro, que possibilitassem a adaptação dos fabricantes às novas exigências, ao mesmo tempo em que promovemos uma grande campanha de conscientização aos fabricantes.

O ano de 2011 marca a chegada da certificação compulsória aos fabricantes, com o comércio tendo até o final do ano, para comercializar produtos que tenham sido fabricados antes de outubro de 2010 e não possuam o selo de certificação. Em 2012, somente poderão ser comercializados no país, produtos certificados.

Nos termos da lei, caberá aos escritórios regionais do IPEM fiscalizar o cumprimento da certificação compulsória. Entendemos que a responsabilidade da fiscalização também é de todo o setor, que hoje tem forte reputação e credibilidade perante a sociedade graças ao trabalho desenvolvido na melhoria dos padrões de qualidade, sendo referência no país em trabalhos dessa natureza. Por isso, zelar pela manutenção dessa qualidade, é zelar pelo mercado como um todo, que se encontra fortalecido e deverá manter a demanda nos próximos anos.

Na comemoração dos dez anos da Abrafipa, não podemos deixar de compartilhar o fortalecimento do setor com todos aqueles que de forma direta ou indireta, investiram empenho e dedicação na construção dessa história, entre os quais os laboratórios, organismos, entidades, profissionais do mercado, técnicos, integrantes e ex-integrantes da nossa Diretoria, em especial Dácio Múcio de Souza, nosso Vice-Presidente falecido no mês de julho. Dácio sempre sonhou com a união do setor e trabalhou muito para concretizar esse sonho, sendo homenageado com um artigo especial nessa edição.

A todos, em nome da Abrafipa, desejamos que 2011 possa trazer muita paz e luz, sendo repleto de realizações.
Para ver o Índice de Editoriais << clique aqui>>
 
Divulgação: Abrafipa - Depto.de Comunicação
<<home>>
 

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.