Data de divulgação: 15/09/06

Conheça as Certificações de Qualidade
Há três certificações específicas para qualificar os filtros, purificadores e bebedouros comercializados no Brasil: a marca INMETRO de conformidade com a norma NBR NM IEC 335-1:1998, compulsória (obrigatória) para bebedouros e equipamentos de fornecimento de água potável para consumo humano com sistema elétrico incorporado, definição que inclui também purificadores de água, ozonizadores e filtros com acionamento elétrico; e as certificações voluntárias representadas pelo Selo INMETRO - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água, específica aos aparelhos por pressão regulamentados pela NBR 14908:2004, e o Selo INMETRO - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água, específica aos aparelhos por gravidade regulamentados pela norma NBR 15176:2004.

Vale lembrar que mesmo no caso das certificações voluntárias, segundo o Código de Defesa do Consumidor, os fabricantes têm por obrigação produzir aparelhos em conformidade com as normas de qualidade vigentes no país, como é o caso da NBR 14908:2004 (aparelhos por pressão) e da NBR 15176:2004 (aparelhos por gravidade).

Conheça abaixo um pouco mais sobre as certificações e testes de qualidade.

****************************

Selo INMETRO/IFBQ - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água – NBR 14908:2004

Composto por três blocos, o Selo INMETRO/IFBQ - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água – NBR 14908:2004 – é específico para os aparelhos por pressão, trazendo o logotipo do INMETRO e do organismo responsável pelo processo de certificação.

Na parte inferior do selo, há a inscrição "Os ensaios foram realizados de acordo com a NBR 14908:2004", que regulamenta os aparelhos por pressão segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

No primeiro bloco estão o modelo, código, fabricante e marca do produto. No segundo, Ensaios Obrigatórios, apresenta os ensaios Pressão Hidrostática; Fadiga; Controle de Nível Microbiológico; e Determinação de Extraíveis. O terceiro bloco, Ensaios Classificatórios, é precedido pela inscrição Verificação de Eficiência, reunindo os ensaios Retenção de Partículas; Redução de Cloro Livre; e Eficiência Bacteriológica, onde o consumidor terá informações específicas sobre as características do produto quanto ao tratamento físico-químico e bacteriológico da água.

Mais informações no link

http://www.abrafipa.org.br/downloads/abraf_02.pdf


****************************

Ensaios Obrigatórios

Pressão Hidrostática: verificação da suportabilidade aos esforços da rede hidráulica, teste durante o qual os aparelhos devem manter a integridade estrutural e não apresentar vazamento. Fadiga: verificação de resistência a esforços hidráulicos decorrentes da utilização durante a vida útil declarada do produto.

Controle do Nível Microbiológico: comprova a ausência de crescimento de microorganismos no interior do aparelho, principalmente quando se encontra em repouso.

Determinação de Extraíveis: detecta se substâncias provenientes dos materiais constitutivos do aparelho, as quais eventualmente tenham sido incorporadas à água quando em contato com o produto, estão em padrões permitidos pela legislação. No total são analisados 23 itens, segundo a Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde.

****************************

Ensaios Classificatórios

Retenção de Partículas: capacidade de reter sólidos, classificada nos níveis P-I (> ou = 0,5 a <1); P-II (> ou = 1 a <5 ); P-III (> ou = 5 a <15 ); P-IV (> ou = 15 a <30); P-V (> ou = 30 a <50); e P-VI (> ou = 50 a <80). Um mícron (plural micra) corresponde a um milésimo de milímetro.

Redução de Cloro Livre: capacidade de reduzir o cloro no final da vida útil do produto. A quantidade de cloro no envelhecimento para o teste é de 20mg/l, aproximadamente duas vezes maior que a utilizada na rede. Classificação: C-I (acima de 75%); C-II (74,9 a 50%); e C-III (49,9 a 25%).

Eficiência Bacteriológica: retém, reduz ou elimina bactérias em padrões específicos. Classificação: “Aprovado” ou “traço” para os que não realizam a função.

****************************

Selo INMETRO/IFBQ - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água – NBR 15176:2004

Tem por base a norma NBR 15176:2004, específica aos aparelhos por gravidade. O selo é similar ao existente para os aparelhos por pressão, excetuando nos ensaios obrigatórios os testes Pressão Hidrostática e Fadiga, que não se aplicam aos aparelhos por gravidade.

Composto por três blocos, o selo é identificado pelo logotipo do INMETRO e do organismo responsável pelo processo de certificação. Na parte inferior do selo, há a inscrição "Os ensaios foram realizados de acordo com a NBR 15176:2004"

No primeiro bloco estão o modelo, código, fabricante e marca do produto. No segundo, Ensaios Obrigatórios, apresenta os ensaios Controle de Nível Microbiológico; e Determinação de Extraíveis. O terceiro bloco, Ensaios Classificatórios, é precedido pela inscrição Verificação de Eficiência, reunindo os ensaios Retenção de Partículas; Redução de Cloro Livre; e Eficiência Bacteriológica, onde o consumidor terá informações específicas sobre as características do produto.

Mais informações no link

http://www.abrafipa.org.br/downloads/abraf_08.pdf


****************************

Ensaios Obrigatórios

Controle do Nível Microbiológico: comprova a ausência de crescimento de microorganismos no interior do aparelho, principalmente quando se encontra em repouso.

Determinação de Extraíveis: detecta se substâncias provenientes dos materiais constitutivos do aparelho, as quais eventualmente tenham sido incorporadas à água quando em contato com o produto, estão em padrões permitidos pela legislação. No total são analisados 23 itens, segundo a Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde.

****************************

Ensaios Classificatórios

Retenção de Partículas: verifica a eficiência do aparelho na remoção de partículas sólidas presentes na água, mensuradas em mícron. Classificação: níveis P-I (=0,5 a <1); P-II (=1 a <5); P-III (=5 a <15); P-IV (=15 a <30); P-V (=30 a <50); e P-VI (=50 a <80).

Redução de Cloro Livre: avalia a eficiência do aparelho na remoção do cloro livre adicionado à água, mensurado no final da vida útil do produto. Classificação: C-I (acima de 75%); C-II (74,9 a 50%); e C-III (49,9 a 25%).

Eficiência bacteriológica: determina a capacidade ou não do aparelho reter, reduzir ou eliminar o teor de contaminação por microorganismos, em pelo menos 100 vezes. Nessa categoria,os produtos em conformidade recebem a classificação Aprovado, sendo o espaço preenchido com um traço para os que não realizam a função.

****************************

Marca de conformidade INMETRO – Segurança Elétrica e Qualidade Construtiva dos Materiais

Desde 1º de agosto de 2004, passou a ser obrigatório para fabricantes de equipamentos de tratamento de água para consumo humano, a certificação e uso do Selo INMETRO de conformidade com a norma NBR NM IEC 335-1:1998 para bebedouros e equipamentos de fornecimento de água potável com sistema elétrico incorporado, definição que inclui também purificadores de água, ozonizadores e filtros com acionamento elétrico.

A NBR NM IEC 335-1:1998 especifica os requisitos mínimos necessários à segurança elétrica e qualidade construtiva dos materiais empregados nos aparelhos, que não podem ser fabricados sem a certificação compulsória, conforme a Portaria 191 do INMETRO, publicada no Diário Oficial da União em 16 de dezembro de 2003.

O selo de conformidade traz a marca INMETRO e do organismo certificador credenciado, devendo ser aplicado no produto e na embalagem. A fiscalização da lei é realizada pelo IPEM – Instituto de Pesos e Medidas – através de seus escritórios regionais.

Mais informações no link

http://www.abrafipa.org.br/downloads/abraf_03.pdf


****************************

 

Divulgação: ABRAFIPA - Depto. de Comunicação

<<home>>
 

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.